3 de mar. de 2024

JORGE LUIS BORGES – O credo de um poeta




PEDRO LUSO DE CARVALHO

JORGE LUIS BORGES nasceu a 24 de agosto de 1899, em Buenos Aires, Argentina. Foi fabulista, poeta, contista, ensaísta e mitólogo. Educado num lar bilíngue, aprendeu a escrever em inglês antes de sua língua pátria. Na casa em que morava com a família, o menino Jorge passava boa parte de seu tempo na ampla biblioteca de seu pai.
Já adulto Borges sofreu a influência de poetas espanhóis da vanguarda radical. Seu nome passou a ter visibilidade nos anos 1920, como poeta e ensaísta. As obras em prosa passaram a ser admiradas nos anos de 1930.
Do fim dos anos 1950 até a sua morte – 14 de junho de 1986, em Genebra, Suíça - Borges fez muitas palestras e voltou a escrever poemas, já que sua deficiência visual dificultava sua escrita em prosa.
Segue um trecho de O credo de um poeta, de Jorge Luis Borges (In Borges, Jorge Luis. Esse ofício do verso. 2ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 103):

O CREDO DE UM POETA (fragmento)
JORGE LUIS BORGES


Meu propósito era falar sobre o credo do poeta, mas, olhando para mim, descobri que tenho apenas um tipo claudicante de credo. Esse credo talvez possa ser útil para mim, mas dificilmente é para os outros.
Aliás, acho que todas as teorias poéticas são meras ferramentas para escrever um poema. Suponho que haja tantos credos, tantas religiões, quantos são os poetas. Embora no final eu diga sobre os meus gostos e desgostos no tocante à escrita da poesia, acho que vou começar com algumas memórias pessoais, não só de escritor, mas também de leitor.
Tenho para mim que sou essencialmente um leitor. Como sabem, eu me aventurei na escrita; mas acho que o que li é muito mais importante que o que escrevi. Pois a pessoa lê o que gosta – porém não escreve o que gostaria de escrever, e sim o que é capaz de escrever.

                   
               *     *     *


5 comentários:

  1. Fue un gran escritor. Feliz fin de semana. Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Maria José.
      Um bom fim de semana.
      Abraços.

      Excluir
  2. Anônimo16:04

    Wе are a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your site ƿrovided us with valuable info to աork on.
    You have done a formidable jοb and our entire community will be thankful to you.


    Feel free to ѕuгf to my blog: clash Of clans cheats

    ResponderExcluir
  3. A pesar que fue es y sera un gran escritor nunca me gustó mucho
    demasiado complejo de lama y letras
    me ha encantado tu bello blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Borges é um grande escritor. Não acho que seja difícil sua leitura, por isso acho que insistindo um pouco mais você não vai ter mais dificuldade em entendê-lo.
      Obrigado pela visita.
      Abraços.

      Excluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro