19 de fev. de 2020

BEIJO-FLOR – Carlos Drummond de Andrade


PEDRO LUSO DE CARVALHO

Carlos Drummond de Andrade, o mineiro nascido na pequena cidade de Itabira, fez sua estreia em livro no ano de 1930, com Alguma Poesia. Nessa obra, o poeta reuniu trabalhos que havia começado a produzir a partir de 1925. A crítica literária e o público leitor recebeu o livro (Alguma Poesia) com forte reação, quer de elogios quer de contrariedade.
Não se podia negar que ali se via um grande poeta, como poderia ser aquilatado nos livros que se seguiriam a este, como: Brejo das Almas, 1934; Sentimento do Mundo, 1940; A Rosa do Povo, 1945; Claro Enigma, 1951. Tais obras dariam a Drummond a posição de um dos maiores poetas brasileiro.
Segue o poema Beijo-flor, de Carlos Drummond de Andrade (in Menino antigo / Carlos Drummond de Andrade. 2ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974, p. 33):


BEIJO-FLOR
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


O beijo é flor
no canteiro
ou desejo na boca?
Tanto beijo nascendo
e colhido
na calma do jardim
nenhum beijo beijado
(como beijar o beijo?)
Na boca das meninas
e é lá que eles estão
suspensos
invisíveis.



*   *   *




4 comentários:

  1. Anônimo19:03

    Prezado colega Pedro Carvalho,

    Parabéns pelo site.

    Convido-lhe para visitar o meu blog. Faço breves notas entre direito e arte, notadamente, cinema.

    Aguardo vossos comentários.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci a Obra de Jane Austin, atravez da ultima adaptação feita de "Orgulho e Preconceito" para o cinema, o filme dirigido por Joe Wright em 2005. Li também o livro e desde então me tornei uma fã, pois suas obras são simples e com detalhes singulares.

    ResponderExcluir
  3. Assisti à série da BBC baseada em 'Orgulho e Preconceito' pelo canal 'People & Arts. Maravilha. E vi também o filme 'Razão e Sensiblidade' baseado em outra novela de Jane Austen. E ainda vi o filme 'Emma', também baseado em outra novela de Jane Austen.
    Li 'Orgulho e Preconceito' e gostei muito. Incrível como uma obra de gênio ultrapassa tempos e modas, e é sempre jovem e válida.
    Grande abraço,meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo05:21

    P.D. James é uma mulher.

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro