15 de dez. de 2013

[Conto] NELSON RODRIGUES – Trama



– PEDRO LUSO DE CARVALHO
  
NELSON RODRIGUES (1912-1980) jornalista, cronista, ficcionista – romancista e contista – e dramaturgo (o mais importante dramaturgo do século XX), legou-nos uma obra de inestimável valor literário. Nas suas obras ataca o mundo pequeno-burguês com ferocidade, embora ele próprio tivesse sido criado no ambiente da pequena burguesia. Suas principais peças são: Vestido de noiva (1943), Álbum de família (1945), A falecida (1953), Beijo no asfalto (1960), Toda nudez será castigada (1965).
Segue o conto Trama, de Nelson Rodrigues (In A vida como ela é.../Nelson Rodrigues – Rio de Janeiro: Agir, 2006, p. 345):


TRAMA
(Nelson Rodrigues)


Foi mais ou menos por essa época, que o médico da família anunciou: Moema não poderia ter filhos, nunca. Foi uma grande tristeza, porque mulher e marido adoravam crianças. Passa-se o tempo. Um dia, entra Abgail no quarto de Moema. Pela primeira vez, revela a obsessão antiga: "Tu me tiraste o homem que eu amava e eu..." Pausa. Diz, sem desfitá-la:
– Vou ter um filho. Sabes de quem?
Moema, que estava sentada, ergueu-se. Pousou a mão no ombro da outra, num cuidado instintivo: "Senta, senta!" A outra obedeceu, atônita. Moema continuou, já chorando:
– Deus abençoe o filho do homem que eu amo!
Durante largo tempo, choraram em silêncio, unidas e amigas como duas irmãs, duas gêmeas.



*  *  *

                                       


4 comentários:

  1. ░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
    ░░░▄██▄██▄░░▄██▄██▄░░░
    ░░░▀██▄██▀░░▀██▄██▀░░░
    ░░░░░▀█▀░░░░░░▀█▀░░░░░
    ░░░▄░░░░░░░░░░░░░░▄░░░
    ░░░░▀▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▀░░░░

    Vine a visitar tu blog... y a dejarte una sonrisa.

    B E S O S
    K I S S
    P E T O N E T S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maribel, pela agradável visita.
      Uma boa semana.
      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Pedro! Passando para apreciar este belo conto do grande Nelson Rodrigues e, especialmente, para te desejar um excelente Natal e um magnífico 2014, repleto de muito amor, paz, saúde, felicidades e realizações, extensivo a todos os teus familiares.

    Abraços e fiques com Deus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Furtado.
      Também desejo a você e a seus familiares um bom Natal e um ano de 2014 com muitas realizações, com saúde, com paz e amor.
      Um abraço.

      Excluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro