11 de fev de 2016

[Poesia] LUIZ DE MIRANDA – Se te ausentas




- PEDRO LUSO DE CARVALHO

LUIZ DE MIRANDA não é apenas um dos poetas gaúchos mais importantes; ele está colocado entre os melhores poetas modernos brasileiros e da América Latina.
Alguns dos poetas e críticos brasileiros mais representativos falam sobre a poesia de Luiz de Miranda (in Antologia de Poemas/Luiz de Miranda. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987), como veremos a seguir:
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: “Poesia aberta, comunicante, como um sopro de vida e insatisfação”.
FERREIRA GULLAR: “No caso de um poeta como Luiz de Miranda, as soluções formais resultam da necessidade de formular o vivido e sentido, emoções e ideias que são expressão de um compromisso claro com seu país e o seu tempo. A poesia de Luiz de Miranda fala de nós todos”.
RAUL BOPP: “A poesia de Luiz de Miranda revela a sensibilidade do verdadeiro e grande poeta. É uma contribuição definitiva à literatura brasileira”.
GUILHERMINO CÉSAR: “De qualquer modo, penso que Memorial assinala uma vertente; reúne-se ao que de melhor existe no Brasil”.
Segue o poema Se te ausentas, , de Luiz de Miranda (in Estado de Alerta / Luiz dee Miranda, Porto Alegre: Editora Movimento, 1981, p. 36:



SE TE AUSENTAS
- LUIZ DE MIRANDA



Se te ausentas de mim
como quem se ausenta no ar
na leveza de um voar
meu amor não será menor
ele sustenta-se do próprio amar
num dia de abandono
simplesmente pode me matar





*   *   *