15 de mai. de 2015

[Conto] DALTON TREVISAN – O Sentimento


  – PEDRO LUSO DE CARVALHO

DALTON TREVISAN é considerado por parte da crítica como o melhor contista brasileiro contemporâneo; para uma outra corrente Rubem Fonseca é colocado ao lado de Trevisan, ou mesmo à sua frente. Tenha razão esta ou aquela corrente da crítica literária, o certo é que ambos os escritores representam, com sobra de talento, a narrativa curta de nosso país; são eles  os principais expoentes desse gênero da literatura. Como não sou adepto desse tipo de escolha, juntaria a esses dois nomes, outros igualmente importantes, como, por exemplo, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles, João Guimarães Rosa (deixo de mencionar o mestre Machado de Assis porque a menção que faço sobre o conto restringe-se aos contistas contemporâneos, friso).
Segue o conto O Sentimento, de Dalton Trevisan, que integra o livro A trombeta do anjo vingador  (In Trevisan, Dalton. A trombeta do anjo vingador. 3ª ed.  Rio de Janeiro: Record, 1981, p. 97-99):


O SENTIMENTO
– DALTON TREVISAN

  
Então, nhá Maria, que aconteceu?
João de pé, a mão na cadeira. Ela sentada, boquinha pintada em coração. No joelho, a caçula de cinco anos, olhinho arregalado.
– Eu tenho um sentimento.
– É certo o que ele se queixa? A senhora de noite não quer?
– Ele está fracão, sargento. Quer que eu deixe forte.
– Não minta, mulher.
– E a história das duas calças?
– Nem todo dia a gente está boa. Sabe o que ele fez? Picou todinha com a tesoura. De ciúme não quer que eu use calça comprida. Olhe a minha perna, sargento.
Debaixo do vestidinho o cascão escuro do sol.
– Essa aí deixa o arroz em cima do fogão. E vai tomar mate com a irmã.
– Não se pode mais passear? Ele volta da roça, meio bêbado, me toca de casa. Manda eu ir com outro. Quando esperava esse anjinho...
De tanto tossir a menina perdia o fôlego.
– ... me deu um soco na barriga.
– Ah, é? Conte do baile para o sargento.
– Se alguém convida, a gente não nega. É festinha de domingo.
– Um casal de velhos, dona Maria. Com oito filhos. Discutindo por bobagem.
– A ideia do sargento só tenho a gabar. Na mesma casa, cada um no seu canto. Desmanchar o ranchinho não quero. Sabe o que disse? Que era uma vagabunda. Não me respeita?
– Ele está fracão, sargento. Começa a bater na gente para ficar forte. Só judiando de mim ele consegue.
– Passar a mão não é bater, seu João.
– Agora eu sei o que é a lei, sargento.
– Em negócio de boca não me fio. Quero um papel do sargento. Bem capaz, esse aí, de arruinar o trato.
– Termo de bem-viver? Não carece, dona Maria.
– Ele faz muito estropício. Onde cuspo eu não lambo. Esse aí, não. Se abaixa e come do chão.
– Agora podem ir. Cuidar dos filhos.
– O sentimento eu guardo.
– Sentimento a gente perdoa, não é, sargento?
E o pobre ostentou os dois caninos solitários.
Dona Maria acudiu:
– O meu está no coração. Eu morro com ele.
Mais um safanão na menina:
– Dê louvado para o sargento.
Mão posta, unhinha preta, tossindo.
– Deus te abençoe, minha filha.



       *  *  *

4 comentários:

  1. Boa tarde, Pedro, vim retribuir a sua visita. Eu estive afastada por uns dias e estou recomeçando as minhas visitas. Dalton Trevisan era o meu livro predileto quando eu era adolescente.Lembro de algum fato ainda , que ele assinava apenas "D Trevis". Era conhecido como o Vampiro de Curitiba. Quando minha filha foi estudar em Curitiba, tentei encontrá-lo para um trabalho que eu estava realizando na UFPR, mas fui aconselhada a deixar, pois ele era demais reservado e não iria me receber. Fiquei triste na época, mas gosto de sua literatura .Fiquei feliz ao vê-lo em sua postagem.Hoje, já não o leio mais, porém ficou a saudade de todas as obras que li dele. Obrigada por compartilhar conosco. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Marli, e bom retorno ao nosso convívio.
      Não faz muito tempo, vi um comentário publicado no YouTube sobre a vida literária e particular do Daltro Trevisan, no qual participaram muitos amigos dele contando como se desenvolveu sua carreira de contista e da vida reclusa que leva.
      Sem dúvida, Trevisan é um excelente escritor.
      Desejo a você um bom domingo.
      Abraços.

      Excluir
  2. Lamento não conhecer nada da sua obra. Há sempre tanto que se desconhece,
    muito mais do que aquilo que se sabe um pouco.
    Desejo que o amigo se encontre bem.
    Um abraço amigo.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Irene!
      É possível que você possa encontrar algum livro do Daltro Trevisan aí em Portugal, pois ele edita seus livros pelas melhores editoras brasileiras, todas com excelentes distribuidores.
      Obrigado pela visita.
      Abraços.

      Excluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro