5 de mar. de 2015

[Poesia] DRUMMOND – O Quarto Escuro



  
– PEDRO LUSO DE CARVALHO

No ano de 1930, deu-se a estreia na poesia de Carlos Drummond de Andrade; Alguma poesia é o título de seu primeiro livro; daí em diante, o poeta não pararia de escrever poemas. Como acontece com todo o novo escritor, crítica literária e leitores dividiram-se em elogios e em contrariedade, quando saiu Alguma poesia. A História da Literatura iria fazer justiça ao mestre Drummond, como sendo um dos mais importantes poetas de nosso país. Alguns de seus livros mais importantes:  Brejo das Almas, 1934; Sentimento do Mundo, 1940; A Rosa do Povo, 1945; Claro Enigma, 1951.
Carlos Drummond de Andrade nasceu na cidade de Itabira, Minas Gerais, a 31 de outubro de 1902, e faleceu no Rio de Janeiro, a 17 de agosto de 1987.
Segue o poema O quarto escuro, de Carlos Drummond de Andrade (In Menino Antigo/ Boitempo - II. Carlos Drummond de Andrade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1974, p. 104):


O QUARTO ESCURO                   
– CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


Por que este nome, ao sol? Tudo escurece
de súbito na casa. Estou sem olhos.
Aqui decerto guardam-se guardados
sem forma, sem sentido. É quarto feito
pensadamente para me intrigar.
O que nele se põe assume outra matéria
e nunca mais regressa ao que era antes.
Eu mesmo, se transponho
o umbral enigmático,
fico outro ser, de mim desconhecido.
Sou coisa inanimada, bicho preso
em jaula de esquecer, que se afastou
de movimento e fome. Esta pesada
cobertura de sombra nega o tato,
o olfato, o ouvido. Exalo-me. Enoiteço.
O quarto escuro em mim habita, Sou
o quarto escuro. Sem lucarna.
Sem óculo. Os antigos
condenam-me a esta forma de castigo.


*  *  *


6 comentários:

  1. Ah Drummond. Um grande poeta escritor e que admiro muito.
    Grata pelas informações e parabens pela linda escolha do poema.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lu, pela visita.
      Desejo a você uma boa semana.
      Um abraço.

      Excluir
  2. um dos melhores poetas brasileiros foi nos livros dele ,
    que pedi emprestado de um tio meu ,
    que aprendi a amar a poesia e Drummond.
    Os livros nunca mais devolvi.
    Um abraço feliz semana.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir,
      Foi providencial o empréstimo do livro de Drummond, pelos benefícios que a obra lhe propiciou, como foi sábia a sua retenção.
      Uma boa semana para você.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Tenho andado, aos poucos e de acordo com a disponibilidade de tempo, a agradecer a presença na "festa de aniversário" da minha «CASA».
    Hoje chegou a sua vez! Algum dia havia de chegar -:)
    Obrigada!

    Sou fã incondicional de Drummond. Já publiquei e tenho guardados inúmeros poemas e textos desse grande escritor/poeta.
    Com esta postagem o meu conhecimento sai enriquecido.
    Obrigada pela partilha.

    Bom final de semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mariazita.
      Mais uma vez, parabéns pelo aniversário de sua "Casa".
      Eu também gosto muito do Mestre Drummond.
      Um bom final de semana.
      Um abraço.

      Excluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro