9 de set. de 2015

LAERTE TAVARES – Ilha de Idílios



  
RESENHA – ILHA DE IDÍLIOS



A obra tem por escopo o resgate do estilo literário referente as décimas do cancioneiro ibero-português do Século XVI, muito usado por Camões e outros grandes poetas da época.

No estilo de versos em décimas é narrada a história da Fundação da Ilha de Santa Catarina, a descrição da pesca de tainha na ilha, antigamente, com base nos escritos de Virgílio Várzea.

Também é feita uma descrição da vida e filosofia do pescador artesanal – seus conhecimentos empíricos e ancestrais, crenças e desejos, alimentação e sobrevivência, perigos e a saga em tempestades tiranas.

No mesmo estilo literário, é descrito como era a Lagoa da Conceição na década de cinquenta do século passado, à noite iluminada por candeeiros a formar um rosário de luzes em sua orla, e a beleza da pesca de camarão nesse meio.

Há uma narrativa lírica dos antigos bares, clubes, praças, ruas, pontos marcantes e grandes sociedades carnavalescas de Florianópolis. Outra referência é feita ao carnaval de rua antigo com seus blocos e figuras importantes que faziam essa festa na Ilha.

Relata ainda, tipos humanos do povo, no cotidiano, que marcaram épocas, figuras folclóricas, muitas das quais, vivas ainda – Alcides Ferreira, Celso Pamplona, Venenosa, Globo, Bataclan, Lourdes, Tide, Tita, Lagarticha, seu Lidinho, Tenente, Paru, Biceta, Átila Ramos e outras.

Do meio para o final, o livro traz alguns poemas enaltecendo a beleza da Ilha; outros místicos, românticos, trágicos e cômicos, e alguns sonetos de amor. Fecha com um poema de amor proibido, finalizado em plena madrugada, aos prantos, quando o varão despede-se do esquife da amada no cemitério de Itacorubi.



   *  *  *

2 comentários:

  1. Agora que comentários
    No teu blogue é aberto,
    Achei por bem e por certo
    Fazer o mais necessário:
    Deixar do ator primário
    Laerte Sílvio Tavares
    Minha gratidão, por dares
    Tanta força ao meu trabalho
    E desses versos me valho
    Agradeço-te e a outros olhares...

    Minha gratidão, amigo! Perfeito registro! Muito obrigado! Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Laerte foi com muita satisfação que fiz esta postagem sobre teu ótimo livro "Ilha de Idilhos", no qual o escritor que és dá lugar ao poeta talentoso. Portanto, divulgar obras literárias é o mínimo que podemos fazer, pois o Brasil com quase 220 mihões de habitantes ainda não deu o que poderia ter dado em matéria de cultura ao seu povo. Além do mais, a tua obra literária e poética merece o destaque que estamos dando. Assim todos nós lucramos, em que pese a falta de interesse por parte dos nossos governantes com a cultura, em especial a Literatura.
      Grande abraço, amigo Laerte.

      Excluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro