5 de fev. de 2012

[Crônica] PEDRO LUSO – Concurso público: saiba escolher




       CONCURSO PÚBLICO – SAIBA ESCOLHER
                 [ PEDRO LUSO DE CARVALHO ]



Muitos são os jovens que aspiram ingressar no serviço público, em busca de estabilidade e de aposentadoria com a integralidade de seus vencimentos. Mas, quem não estiver atento na escolha do concurso a ser prestado, poderá mais tarde sentir o gosto amargo da decepção.

Essa decepção, no entanto, poderá ser evitada com a escolha de um dos outros dois poderes: Legislativo e Judiciário. A partir daí todo o esforço empenhado para preparar-se para o concurso valerá a pena. Tanto num como noutro poder o funcionário terá possibilidades de ascender na carreira, sem o risco de ver seu salário consumido pela inflação.

Não se pode esquecer que o funcionário que ingressa no Poder Executivo em poucos anos estará empobrecido. Os planos de carreira inexistem. Não há preocupação no reajuste do salário, que aos poucos vai desaparecendo com a inflação. Nenhum dos governos pós-Ditadura Militar se preocupou com o salário de seus servidores.

O governo de Fernando Collor foi aquele desastre, em todos os sentidos. Itamar Franco, que tinha como desculpa que estava pegando o barco andando, não se dignou a olhar pelos funcionários públicos. Fernando Henrique Cardoso foi direto: “não haverá mais reajuste no salário dos servidores (da União)”. Esse mau exemplo logo chegaria para ficar tanto nos Estados como nos Municípios.

No governo de Luís Ignácio Lula da Silva nada mudou, quer no primeiro mandato, quer no segundo. Dilma Rousseff, que o substituiu na presidência, encontrou o caminho traçado pelo companheiro antecessor. Como se vê, os pobres funcionários públicos (do Poder Executivo) ficaram ainda mais pobres a contar do governo de Collor, Itamar, passando por Fernando Henrique, Lula até os dias atuais, com a presidente Dilma.

Não é minha intenção desestimular o candidato a realizar seu concurso para ingressar no serviço público, mas, isto sim, de aconselhá-lo a não prestar concurso para cargo do Poder Executivo, que desconhece as palavras estímulo e justiça. Que escolha o Legislativo ou o Judiciário.

E reforço o que disse acima: concurso público para o preenchimento de cargo tanto no Legislativo como no Judiciário é o único caminho seguro para os jovens que querem fazer carreira na função pública, onde encontrarão segurança para sua família e aposentadoria decente.
 


*  *  *


3 comentários:

  1. Pô, Pedro!

    Muito bem observado! Gostei.
    Além de competente resenhista és também um perspicaz consultor de carreiras (pelo menos as públicas). Elejo-o como nosso Max Gheringer blogueiro!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá querido, parabéns pelo ótimo blog!!!
    Agradeço sua visita ao Louvor a Deus e por tornar-se nosso seguidor.
    Paz e graça com o Senhor abundantemente!!!
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  3. Olá blogueiro!
    Concordo ponto a ponto. Ainda outro dia uma colega comentava sobre esse fato comigo. Quando ingressou na prefeitura ganhava 4 vezes mais. Hoje, seu salário não cobre o mínimo das despesas que possui e ela pensa em terminar a graduação e pedir demissão, mesmo que rumo a um futuro incerto.
    É sempre muito instrutivo ler o seu blog.
    Abraços

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro