23 de jul. de 2023

[Conto] DALTON TREVISAN – A faca no coração





- Pedro Luso de Carvalho


DALTON TREVISAN foi um dos escritores brasileiros que, no início dos anos 60, passaram a adotar o conto para contar suas histórias; nessa época, que marcou uma revolução na produção desse gênero literário, também se destacaram: Rubem Fonseca, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles.

Na introdução de Os cem melhores contos brasileiros do século, o crítico literário Italo Moriconi disse que foi há cerca de cinco décadas que o conto se formatou em uma narrativa de no máximo 20 a 25 páginas, deixando para trás as histórias mais longas e caudalosas, que são classificadas como novelas.

No moderno conto brasileiro destacam-se Dalton Trevisan e Rubem Fonseca, o que pode ser comprovado pela crítica literária e também pelos nomes das editoras que os publicam, pelo numero de suas reedições, em especial pela aceitação de ambos pelos leitores.


Segue A faca no coração, conto de Dalton Trevisan (in Trevisan, Dalton. A faca no coração. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1979, p. 105-108):

 

            A Faca no Coração

                                      - Dalton Trevisan



      

Você raspou o bigode, João? Ficou mais moço.

– Na mesma hora em que ela me deixou. O amor é uma faca no coração. Cada dia se enterra mais fundo, que não deixe de sangrar.

– Esse óculo rachado. Não pode enxergar direito.

– Depois a gente acostuma, não atrapalha tanto.

– Maria, ela não merece você. É bom demais. E os filhos?

– A mais velha me odeia. Dizer que me chamava Paizinho.

– No começo eles tomam o partido da mãe.

– Ao encontrá-la na rua, me virou o rosto: Você é uma filha ingrata. Nada de ingrata. Nem considero o senhor meu pai. Então a culpada foi sua mãe... Sabe o que ela fez? Quis me avançar com a unha afiada.

– A outra filhinha?

– Também do lado da mãe.

– E o filho?

– Esse é o maior inimigo.

– Você, João, uma infância tão feliz. Agora sofrendo esse horror. Dona Cotinha teve a felicidade de não ver.

– Se ela está vendo... Tudo!

– Vendo o quê?

– É espírito forte. Tudo ela vê. Fala comigo em sonho. Sabe o que repete?

– ...

Meu filho, sinto uma pena de você!

– Ó Maria, mal de cada dia.

– Minha cama é só mordida de formiguinha ruiva. Usei tudo que é veneno. Até lavei o soalho. Mas não adiantou.

– É a famosa insônia de viúvo.

– Três da manhã, lá vem o negro desdentado, entra no quarto, deixa uma flor na minha testa.

– E quando você acorda, a flor está ali?

– Como é que adivinhou? Flor é do céu, não é? Quem manda é a velha: Vá cuidar do meu menino, tão sozinho.

– Deve arrumar uma companheira.

– Quem é que vai me querer?

– Quanta mulher, João. Uma viúva, uma desquitada infeliz, tanta professora bonitinha.

Cada dia – são palavras da Maria – é mais difícil gostar de você.

– Mulher é que não falta.

– Tenho uma em vista. Viúva de trinta anos. Maria praguejou que sozinho não consigo outra.

– Deve mostrar para ela. Pode até escolher.

Como é que você dobrou a Maria, assim furiosa? – perguntou a pobre velha, antes de morrer. Não dobrei a Maria, eu disse, dobrei os joelhos.

– Mudar a lente rachada não custa. Em vez dessa gravata fúnebre uma de bolinha azul.

– Nunca  tomei um copo d’água sem dar a metade para ela, que no fim me fugiu. Na cama o cobertor era todo de Maria. Não tinha um fio e uma agulha para este botão?

– Bem sei que fazia pose para você. Logo ela!

– É refinada feiticeira. Coração comido de bichos, ela tem um buraco no peito. Sabe o que, no dia em que me abandonou?

– ...

– Só de traidora degolou o casal de garnisés...

– Nem tremeu a mão de unha dourada.

– ... estrangulou o canário no arame da gaiola...

– Não me diga, João!

– ... e furou o olho do peixinho vermelho.

– Esqueça a ingrata nos braços de outra.

– Não é feia a viúva. Trinta anos mais moça, apetitosa. Só eu não mereço?

– Assim é que se fala, João.

– Não posso ter dó de mim, daí estou perdido. Acho que me engracei pela viuvinha. O amor é uma corruíra no jardim – de repente ela canta e muda toda a paisagem.



*  *  *



19 comentários:

  1. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Maria, por sua visita.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Dalton Trevisan é o maior contista btasileiro.
    Inimitáves.
    Boa, Pedro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Mário, Dalton Trevisan é, no meu entender, o melhor contista brasileiro.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Anônimo20:55

    Some of them crave to eat the wrong food items which make them feel tired.

    All the exact same, many people really wish to find out
    which is the most beneficial property fitness gear and within
    this respect the elliptical trainer takes 1st place. Suddenly, my
    mind felt clear and I could think again.

    Feel free to visit my site phen375 Ingredients

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19:41

    Link exchange is nothing else however it is simply placing the other
    person's weblog link on your page at appropriate place and other person will also do similar
    in support of you.

    My web site; first time home owner

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20:32

    I have been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all
    website owners and bloggers made good content as you did, the net will be a
    lot more useful than ever before.

    Feel free to visit my web-site ... Home Buying

    ResponderExcluir
  6. Anônimo22:49

    Thanks designed for sharing such a nice opinion, paragraph is fastidious, thats why i have read it entirely

    Feel free to visit my page ... Home Mortgage Tips

    ResponderExcluir
  7. Anônimo23:17

    Great web site you have here.. It's difficult to find high-quality writing like
    yours nowadays. I seriously appreciate individuals like you!

    Take care!!

    Also visit my webpage how to buy a home

    ResponderExcluir
  8. Anônimo00:51

    Oh my goodness! Awesome article dude! Thanks, However I am experiencing difficulties with your RSS.
    I don't understand why I cannot join it. Is there anybody
    else getting identical RSS issues? Anyone who knows the answer can you kindly respond?
    Thanx!!

    my web page - Home Mortgage Tips

    ResponderExcluir
  9. Anônimo00:51

    It's very easy to find out any topic on net
    as compared to books, as I found this article at this web page.


    Feel free to surf to my webpage Home Owner

    ResponderExcluir
  10. Anônimo00:55

    excellent issues altogether, you just gained a new reader.

    What could you recommend about your post that you just made some days ago?

    Any certain?

    Also visit my homepage how to buy a home

    ResponderExcluir
  11. Prosa poética.
    Imaginação e capacidade de a verbalizar e de nos fazer sorrir.
    Não é essa a essência da literatura?
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, amigo!

      ´Você tem toda razão, caro Pedro Coimbra, essa é a grande funçao da literatura.

      Espero que o clima aí em Macau esteja mais ameno.

      Uma excelente semana.

      Grande abraço.


      Excluir
  12. Dalton Trevisan. Nunca li nada deste autor. Gostei do conto, tão expressivo da vida real. Obrigada por trazê-lo aqui, meu Amigo Pedro.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas






    1. Olá, amiga Graça Pires!

      É sempre com satisfação que recebo tua visita também neste espaço.

      Dalton Trevisan é um contista muito conhecido aqui no Brasil. Seus livros são publicado há décadas. Também é um autor premiado.

      Trevisan reside há décadas em Curitiba, PR.

      Uma excelente semana, Graça.

      Um beijo.


      Excluir
  13. Graças por trazer o conto de um escritor que eu não conhecia.

    Tudo de bom, meu amigo, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga São, agradeço eu, por você ter vindo visitar
      esse meu outro espaço, Blog Panorama.
      Uma ótima semana pra você, muita paz e saúde, amiga.
      Um abraço.

      Excluir
  14. https://elianeacciolypsicanalisearte.blogspot.com/2013/06/fragmento-de-cronica-de-ferreira-gullar.html

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro